quinta-feira, 18 de março de 2010

Ilha do Medo

Shutter Island
(EUA, 2010) De Martin Scorsese. Com Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams, Patricia Clarkson, Emily Mortimer, Jackie Earle Haley e Max Von Sydow.

Um Scorsese é sempre um Scorsese. E esse filme em especial tem um "quê" de Kubrick nele. Vários aspectos me lembraram filmes da década de 1970, quando o próprio Scorsese começou sua carreira. E é esse charme de saudosismo que vemos em "Ilha do Medo", não só por esta aura setentista-kubrickiana (neologismos!) que eu achei, mas por retratar a década de 1950 pós-Segunda Guerra, uma das mais charmosas de se ver nas telas do cinema. Tive o prazer de assistir ao filme duas vezes, e na segunda pude perceber as reações da plateia, enganada pelo título brasileiro que sugere um grande filme de terror. Não é isso, mas não deixa de ser uma obra brilhante.

O detetive Edward "Teddy" Daniels foi solicitado para investigar o desaparecimento de uma paciente em um hospital psiquiátrico na misteriosa Shutter Island. Ele e seu parceiro desembarcam na ilha, cercada de regras tanto da polícia quanto do administrador do hospital. Para Teddy descobrir que há algo de errado na ilha não demora muito e ele parte em busca de resolver o mistério. Mas sua busca vai além quando tem um sonho com sua ex-mulher, morta em um estranho incêndio, e ela diz que o responsável por sua morte também está na ilha. Teddy começa a busca pela mulher desaparecida e pelo assassino de sua mulher, mas vai perceber que sua busca vai lhe mostrar que nada é o que parece ser e que ele não pode confiar em ninguém.

Assim como eu falei de Almodóvar e "Abraços Partidos", este aqui também não é o melhor d Scorsese. Mas ainda assim é uma obra do diretor. Com maestria digna de sua filmografia, o diretor conduz a trama com todo o suspense que ela merece, orquestrada também com a brilhante trilha sonora de Benjamin Pedersen, parceiro do diretor em "O Aviador" e "Os Infiltrados" . Cada nuance, da fotografia às tomadas panorâmicas (muitas delas), fazem você se sentir tão prisioneiro da ilha quanto os detetives.


Mas o que impressiona também é a atuação de Leonardo DiCaprio. Como ele evoluiu desde o franzino Jack Dawson de "Titanic"!. Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams e o monstro do cinema, Max Von Sydow, todos do elenco mostram porque estão em um filme de Scorsese, o verdadeiro dono da festa. É ele o responsável por fazer o espectador ficar em dúvida nos minutos finais, se acredita no que está vendo ou não. É dele o mérito de colocar uma reviravolta espantosa que não vemos desde os tempos de "O Sexto Sentido". Se tem um filme que merece ser visto - prestando atenção nos detalhes - é "Ilha do Medo".

Nota: 9,5

Um comentário:

Anderson Siqueira disse...

Há erros gritantes de continuidade em várias sequências e os efeitos visuais são alternados. Ora muito bons, ora ridículos. A trilha sonora, por sua vez, é perfeita.

Em suma, Ilha do Medo não convence. Apesar do excelente domínio da técnica, deixa a desejar principalmente na lógica do enredo.

NOTA (0 a 5): 3
***