terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amores Imaginários



Les Amours Imaginaires
(Canadá, 2010) De Xavier Dolan. Com Xavier Dolan, Monia Chokri e Niels Schneider.

Ano passado, fui apresentado a um jovem diretor canadense que tinha acabado de apresentar seu primeiro trabalho no Festival de Cannes, com apenas 20 anos. Esse diretor era Xavier Dolan, que tinha colocdo nas telonas um filme incrível, chamado "Eu Matei a Minha Mãe". Dolan está de volta ao Festival do Rio e mostra um trabalho mais maduro, embora menos ousado. Ele agora mostra consistência ao trazer para as telas "Amores Imaginários", um filme magnífico na sua narrativa e nos seus personagens.

Os amigos Francis e Marie se deparam com a chegada nas suas vidas de Nicolas, um jovem bonito, despojado e atraente. Tanto Francis quanto Marie se apaixonam por Nicolas, o que confunde a cabeça dos dois amigos, uma vez que Nicolas dá demonstrações de afeto e catinho a ambos. Até que os amigos começam uma disputa insonsciente para ver quem chama mais a atenção de Nicolas.



Se o espectador pararpra pensar bem, Xavier Dolan construiu uma vertente diferente para a boa e velha comédia romântica. Claro, ele conseguiu dar rumo à história com o seu próprio jeito, íntimo, envolvente e misterioso. O jogo de cores e cortes que compõem a fotografia é magnífico e o embate que se forma entre os amigos é dirigido com maestria. Repare na trilha sonora que move o filme, uma versão em francês de "My Baby Shot Me Down", de Nancy Sinatra. Dolan mergulha nos sentimentos dos personagens (um deles interpretado por ele mesmo), ao mesmo tempo que consegue ser superficial o suficiente para que o público não escolha o seu favorito.

Nota: 9,0


Nenhum comentário: